em português

ARQUITETURA_S MODERNA_S
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unila convida para a exposição virtual ARQUITETURA_S MODERNA_S. Trata-se de mostrar a um público ampliado os expoentes da arquitetura do século XX, por meio de uma escolha diversificada da produção arquitetônica do período. Estão contemplados alguns dos ícones do modernismo europeu [como Le Corbusier, Walter Gropius, Mies Van der Rohe e outros] e a produção dos arquitetos latino-americanos.
A seleção teve especial cuidado em fazer emergir o trabalho das arquitetas, usualmente alijadas dos compêndios e anais da arquitetura, universo tendencialmente androcêntrico, com destaque para Jane Drew, Gae Aulenti, Mina Klabin e Lina Bo Bardi.
Igualmente significativo foi trazer ao público trabalhos pouco conhecidos no continente africano, como é o caso  da obra de Pancho Miranda Guedes e de Jane Drew. De ressaltar que a arquiteta foi das primeiras a ampliar o duro repertório arquitetônico modernista de matriz européia, adaptando-o ao clima e tradições culturais construtivas ao sul do equador.
 Ao mesmo tempo, as curvas de Oscar Niemeyer, o colorido dos painéis em azulejo de Cândido Portinari e Athos Bulcão e os elementos vazados coloniais traduzidos e incorporados por Lúcio Costa à arquitetura moderna brasileira foram determinantes para o “modernismo tropical” dos arquitetos luso-africanos a partir dos anos 50 em Angola e Moçambique.
Outra característica do modernismo latino-americano é o uso do milenar tijolo, eixo central da obra do mexicano Carlos Mijares, do colombiano Rogelio Salmona e do uruguaio Eladio Dieste, demonstrando possibilidades construtivas para a arquitetura moderna muito além do paradigmático concreto armado. As cores dos mexicanos Luís Barragan e Ricardo Legorreta contrapõem-se à brancura característica do modernismo europeu, de mesmo modo que os jardins tropicais dos brasileiros Mina Klabin e Roberto Burle Marx, com os populares mandacarus e plantas exuberantes da flora local, marcaram definitivamente as especificidades da produção modernista no sub-continente.
Realizada como atividade de final de semestre da disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II, a mostra passeia pelo diversificado panorama da arquitetura moderna, através da obra de quase trinta arquitetos e arquitetas. Os trabalhos podem ser vistos na Unila-Centro de 25 março a 05 de abril ou, em versão digital, neste blog. 
Texto de Andréia Moassab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s